Por Drielly Benedetti Souza | Analista de Marketing
Nesta última segunda-feira (16) teve início o projeto Social Gourmet, lançado pela escola de gastronomia Espaço Gourmet, em Curitiba. O projeto, programado para acontecer durante os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, visa oferecer aulas de gastronomia e empreendedorismo para jovens de baixa renda, entre 16 e 24 anos, para que atuem no mercado como microempreendedores individuais.
Alunos da primeira turma do Social Gourmet em aula prática, de produção de massas frescas.
A escola pretende formar 200 jovens, por ano, em cursos profissionalizantes de um mês, sendo 1 turma de 14 alunos por mês, com 5 aulas semanais e 6 horas/aula. Os jovens terão aulas que seguem o modelo faça e venda, com práticas de produção de massas frescas artesanais e conteúdos ligados a empreendedorismo, como comunicação e marketing, técnicas de venda e finanças básicas.
Como requisitos para preenchimento das vagas, os jovens devem ter entre 16 e 24 anos, possuir renda familiar de até três salários-mínimos, além de serem proativos e terem disposição para o aprendizado. Alguns parceiros do Espaço Gourmet, que possuem contato com pessoas em situação de carência, irão indicá-las para preenchimento de vagas, mas a inscrição, para análise do perfil, também pode ser feita no site oficial da escola.
Alunos da primeira turma, do Social Gourmet.
Criado em 2004, o Espaço Gourmet é uma das escolas direcionadas exclusivamente à gastronomia, em Curitiba. Neste ano, Josias Cordeiro Silva, presidente do Grupo JCS, entrou para o time da escola, como sócio do diretor geral Márcio Silva e do diretor e chef, Aguinaldo Monteiro. Com intenção de ampliar o negócio e crescer no mercado, a entrada do novo sócio partiu de uma decisão estratégica da empresa, que precisava de um integrante com visão na área de gestão. A meta do Espaço Gourmet, até o final de 2017, é o fortalecimento do seu nome e para 2018, pretende lançar franquias, em todo o Brasil.
Junto com a entrada do novo sócio, em julho deste ano, a escola de gastronomia também apresentou seu novo posicionamento de mercado, focado principalmente na ampliação de produtos para área corporativa. Este reposicionamento cria novas atividades na escola, mas sem perder a essência construída ao longo dos anos: cursos modulares, aulas show para iniciantes e o Masterchef, curso de formação para cozinheiros profissionais.
Até o final deste ano, o projeto Social Gourmet, pretende formar três turmas de alunos. As próximas aulas terão início em 20 de novembro e acontecem presencialmente na sede do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, na Alameda Prudente de Moraes, 129F, no bairro Mercês, em Curitiba.
Para conhecer mais sobre a iniciativa ou entender o processo de inscrição, acesse o site oficial do projeto Social Gourmet: